Receita: Bem casados

21:35:00

Dia desses tava fuçando o Instagram (segue lá sou @vanybarros) quando me deparei com uma foto da Lu Ferreira, do Chata de Galocha, de uma bandeja de bem casados que ela ganhou. Fiquei com a boca cheia d'água e já corri pra pesquisar receitas na internet e fazer minha versão em casa hahaha Encontrei duas receitas que pareciam boas, então escolhi testar a massa de uma e o recheio da outra. Mas eu fiz só metade da massa (vai que não desse certo, né? hehe). Ontem fui fazer o teste e, meu Deus (!!!), que delicia que ficou! Eu e o namonoivo já devoramos quase todos e já tô pensando em fazer mais no final de semana e testar com recheio de brigadeiro <3 Algumas amigas me pediram a receita então aproveitei e vim compartilhar com vocês também! Façam em casa, vale cada caloria ingerida, vocês vão adorar :)


Ingredientes
Massa

250g de manteiga
8 colheres (sopa) de açúcar
6 ovos (separe as gemas das claras)
8 colheres (sopa) de farinha de trigo

Recheio

3/4 xícara de leite
1 colher (chá) de amido de milho (maizena, gente!)
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado cozido (no final do post ensino como fazer)


Modo de preparo
Pré aqueça o forno a 200º.

Massa

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo.
Acrescente as gemas, uma a uma e bata até obter um creme homogêneo.
Tira da batedeira, e acrescente à mistura a farinha de trigo e mexa até homogeneizar.
Numa tigela à parte, bata as claras em neve até ficar bem consistente. Acrescente à mistura aos poucos, mexendo bem até ficar homogêneo.
Distribua a massa em uma assadeira rasa, untada com um pouco de manteiga.
Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos (pra saber se tá no ponto, espete um palito de dente na massa, se ele sair limpo é porque está pronto).
Retire do forno e deixe esfriar.

Ps.: A assadeira tem que ser grande e bem rasa pra que a massa do bem casado não fique muito alta, caso você não tenha uma assadeira grande e rasa, distribua em duas assadeiras pra que a massa fique fininha.

Recheio

Dissolva a maizena no leite.
Acrescente a manteiga e o leite condensado cozido, e leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar (fica quase em ponto de brigadeiro). Retire do fogo e deixe esfriar.
E ah, não achem estranho se a mistura parecer muito mole no começo, pela quantidade de leite a gente acha que não vai engrossar nunca. Mas tenha um pouquinho de paciência que ela fica no ponto!


Antes de iniciar a montagem, pegue meio copo de água, acrescente algumas colheres de açúcar (umas 3) e mexa. Vai formar um "caldo" grosso, jogue-o em cima da massa e espalhe bem por toda ela pra ficar molhadinha. Espere secar por uns 5 minutinhos

Montagem

Com ajuda de um cortador redondo, faça vários cortes na massa (rodelinhas), eu não tinha o cortador, então usei um copo americano pra cortar. Minha massa rendeu 14 "rodelinhas".
Pegue uma rodelinha e coloque-a em um prato (a parte molhada com a água e o açúcar para baixo), coloque uma colher do recheio em cima dela e espalhe por toda a superfície. Depois pegue outra rodelinha e "feche" o bem casado (dessa vez a parte molhada com a água e o açúcar deve ficar para cima). Faça isso com todas as rodelinhas.

Com a massa que sobrou eu fiz a mesma coisa (recheei e fiz o bem casado) só que elas não ficaram redondinhas, ficaram em formatos estranhos por serem as sobras da massa (sobra muita coisa não compensa jogar fora). Então se você vai fazer a receita pra receber visitas, sirva os redondinhos e coma os outros depois hehe
O que acharam da receita? É muito gostosa, façam!!!
E ah, no final do post tem ensinando como cozinhar o leite condensado.



Como cozinhar o leite condensado

A parte mais demorada da receita é cozinhar o leite condensado, então a dica é fazer isso antes de tudo, porque enquanto ele cozinha você faz todo o resto da receita.

Não sei se vocês sabem, mas leite condensado cozido vira doce de leite (eu mal informada só descobri isso quando fui procurar essa receita). Mas pra essa receita não vamos precisar deixá-lo em ponto de doce de leite.

Antes de tudo, você deve comprar LATA e não caixa de leite condensado. E mais: se o rótulo da lata for de papel você deve retirar, mas há marcas em que o rótulo já vem impresso na lata então não precisa se preocupar.

Coloque a lata (sim, a lata inteira) dentro de uma panela de pressão. Cubra-a com água (deixe passar dela 1 dedo mais ou menos).
Leve ao fogo alto e quando começar a pegar pressão diminua o fogo para médio.
Deixe entre 15 e 20 minutos depois de pegar pressão. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair da panela.
Abra a panela e com cuidado retire a lata de dentro (muito quente!!!).
Não abra a lata quente porque ela vai espirrar leite condensado pra todos os lados devido à pressão! Então pra quem tem paciência e tempo, deixe ela esfriar em temperatura ambiente por umas 3 ou 4 horas. Pra quem é mais apressadinha - como eu - coloque a lata numa vasilha com água e bastante gelo por uns 20 minutos, aí você tira ela e deixa por uns 2 minutinhos na temperatura ambiente, se depois disso a lata não estiver quente, pode abrir sem medo e usar.

Ou, se você achar mais prático, compra o doce de leite pronto e recheia com ele, mas garanto que não fica a mesma coisa.

A receita é longa e parece difícil, mas não é! Não assustem pela quantidade de recomendações hehe

Posts relacionados

3 comentário(s). Comenta menina(o)!

  1. Que delicia vou fazer...

    gostaria de convida – los a conhecer meul blog de receitas la voce ira aprender fazer até smirnoff ice essa e muitas outras receitas no Churrasco e Cozinha.

    www.churrascoecozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. não consigo parar de pensar em sua rodelia kkk brincadera deve ter ficado otímo!!

    ResponderExcluir