Receita: Pudim de leite

20:18:00

Sexta-feira é dia de receita gostosa pra começar bem o final de semana e a receita de hoje é o tradicional e delicioso Pudim de leite! Confesso pra vocês que nunca tinha feito pudim, achava que era suuuuper difícil e complicado de fazer... mas gente, é fácil e fica muuuito gostoso.

Mas antes da receita, gostaria de agradecer à todos os que estão votando em mim na Comunidade Glamour, muuuuito obrigada! Estou conseguindo ficar entre as 4 primeiras! A votação vai até segunda-feira então peço mais uma vez a quem puder me dar mais uma ajudinha, é só clicar aqui e votar, bem rápido! Sou a número 6 e pode votar quantas vezes quiser :)


Voltando à receita, pela foto dá pra ver que ficou bom né? hehe 

Ingredientes

Para o caramelo
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de água

Para o pudim
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata) de leite

Opcional: 1 colher (chá) de essência de baunilha


Modo de Preparo

O caramelo
Coloque o açúcar e a água numa panela. Misture-os até o açúcar dissolver.
Leve a panela ao fogo baixo e deixe cozinhar, sem mexer, até que a calda esteja dourada (muito cuidado pra não deixar queimar!) Detalhe: a calda demora entre 15 e 20 minutos pra ficar dourada, dependendo do fogão pode demorar até um pouco mais que isso, então esteja atenta!!!
Com muito cuidado (queimadura de caramelo é teeeensa), despeje o caramelo numa fôrma de pudim e vá girando a fôrma (segurando-a com luvas ou um pano) para que o caramelo espalhe por toda a fôrma e também pelas laterais. Reserve.

O pudim
Preaqueça o forno em temperatura média (180º). 
Leve uma panela com água para ferver, ela será usada no banho-maria.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Pra não ficar cheiro de ovo passe os ovos pela peneira antes de colocá-los no liquidificador. 
Bata os ingredientes até a mistura ficar homogênea. Em seguida, transfira a mistura para a fôrma de pudim já caramelizada. Cubra a fôrma com papel alumínio.
Coloque a fôrma de pudim dentro de uma assadeira e leve ao forno. Em seguida coloque a água fervida na assadeira, para que o pudim seja assado em banho-maria.
Deixe no forno por aproximadamente 1 hora e 30 minutos (o forno daqui de casa é mais lento, então demorou 1h50). Pra ter certeza de que o pudim está pronto você pode espetar uma faca ou um palito na massa, se ele sair limpo o pudim está pronto.
Com cuidado retire o pudim do forno (e tire a fôrma de dentro da assadeira com o banho-maria). Deixe o pudim esfriando. Depois de frio, leve-o a geladeira por no mínimo 2 horas (ainda na fôrma!).
Passado esse tempo, retire o pudim da geladeira e passe uma faca nas laterais da fôrma pra ele ir desgrudando. Depois coloque o fundo da fôrma sobre uma chama do fogão, com o fogo baixo. Faça movimentos circulares pra que a chama alcance todo o fundo da fôrma, isso vai ajudar o pudim a sair mais facilmente. Depois retire a fôrma, coloque um prato sobre ela e vire-a de uma vez. 
Tandammmm!!! hahaah Agora é só servir o pudim geladinho!

Não é difícil de fazer, só tem que respeitar todos os passos pra dar tudo certo!
Façam e me digam o que acharam!

Beijos e bom final de semana :)

Posts relacionados

0 comentário(s). Comenta menina(o)!