Receita: Pão caseiro de vó ♥

14:47:00

Sabe aquelas receitas que tem gostinho de casa de vó? Esse pão caseiro representa exatamente isso pra mim. Lembro muito de quando era criança e minha avó fazia essa receita pra gente, eu ficava grudada nela vendo ela fazer a massa, deixar descansar, enrolar, colocar pra descansar de novo... aquele cheirinho de pão assando era demais! Quando saia do forno eu corria logo pra colocar uma colherada de manteiga em cima e comer, que delícia!!!

Morando em São Paulo, longe da família, é desse tipo de momentos que mais sinto falta! Aqueles momentos em família, dividindo as pequenas coisas, sabe? Tão bom! Nessas horas de saudade a gente se pega lembrando de tanta coisa boa, tanta coisa simples e que é tão especial pra gente... tipo as milhares de cartinhas que eu escrevia pra minha avó quando era mais nova (e gente, ela tem TODAS guardadas e até me deu algumas pra eu guardar ♥), ou o almoço de domingo em família que sempre foi cheio de risadas e gente falando alto hahaha como não amar momentos assim? 
Quando fiz a receita do pão da minha avó, foi quase como se minha família toda estivesse comigo, sabe? Não é o pão, em si, que é assim tão importante, mas sim o que ele representa, as lembranças que ele traz. Fiz a receita com tanto amor, tanto carinho, tantos bons pensamentos! Ficou uma delícia, com sabor de infância! Vim dividir com vocês, a receita e um pouquinho das minhas lembranças. Espero que gostem ♥


Ingredientes
Rende 3 pães grandes

1kg de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 ovos
1 xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de óleo
3 sachês de fermento biológico

• um ovo para untar os pães 
• manteiga e farinha de trigo para untar a fôrma
• recheios à gosto, eu fiz um pão sem recheio, um recheado com queijo e presunto e um recheado com brigadeiro.


Modo de preparo

Numa tigela coloque a farinha de trigo peneirada e o fermento biológico. Adicione o açúcar e o sal e misture com as mãos. Adicione a água morna e misture. Em seguida adicione os ovos e misture bem.
Adicione o leite e misture. Depois acrescente o óleo e misture.
Passe a manteiga na mão e continue misturando bem a massa (com as mãos) até que ela comece a soltar das mãos. (foto 1)
Cubra a tigela com um pano úmido e deixe a massa descansar por pelo menos 3 horas (ela irá crescer (foto 2)).
Divida a massa em três bolas de tamanhos iguais (foto 3). Abra uma das bolas com um rolo até que fique parecendo uma pizza. Coloque o recheio de sua preferência no meio (cuidado para não aproximar muito das pontas e o recheio vazar) e depois enrole a massa como se fosse um rocambole. Repita o procedimento com as outras duas bolas de massa.

Unte e enfarinhe uma forma retangular e coloque os três pães (deixe um espaço de pelo menos três dedos de distância entre eles (foto 4)). 
Deixe-os descansar por mais uma hora para crescer mais (a partir da metade do processo, você pode preaquecer o forno em temperatura média). Passado esse tempo unte os pães com o ovo e passe uma faca no sentido do comprimento do pão (foto 5).
Leve-os ao forno por aproximadamente 40 minutos (foto 6). O cheirinho de pão assando é maravilhoso, gente!



E pronto! A receita é um pouco demorada, eu sei, mas vale tanto à pena! Os pães ficam muito gostosos, vocês vão adorar! Beijo e bom domingo :) (beijo vó ♥)

Posts relacionados

0 comentário(s). Comenta menina(o)!