Links da semana: A culpa não é nossa!

16:07:00

Nesses últimos dias têm sido bem difícil se livrar do embrulho no estômago cada vez que a gente entra numa rede social. O maldito número 33 não me sai da cabeça.
Seja lavando a louça, assistindo um filme, passeando com a minha cachorra, basta um piscar de olhos:
TRINTA E TRÊS.
Como se UM já não fosse cruel o bastante.
Já chorei de compaixão, de medo, de nojo, de raiva.
Dói o coração. Dói na alma. Dói nela, dói em mim, dói em milhares de outras mulheres.
E como dói.

Não tentem justificar. Não há justificativa!
A culpa NUNCA é da vítima.

Foto: reprodução

Três textos sobre o assunto que merecem ser lidos. É só clicar no título de cada um pra ler o texto completo.

A culpa nunca será nossa

Me culpei por não sair respondendo comentários machistas nos posts sobre o assunto.
Me culpei porque sou mulher e desde sempre aprendemos que a culpa é nossa. Da nossa roupa, das nossas escolhas, das nossas companhias, da nossa atitude, da nossa falta de atitude.
NÃO É NOSSA CULPA.
A culpa nunca é da vítima. NUNCA.


A minha verdade é a liberdade

Tem vezes que abrimos a porta de casa e não vemos aquilo que gostaríamos. Nos deparamos com mulheres passando por situações de sofrimento inaceitável. Meninas, garotas, mulheres, senhoras. O que o mundo quer? Que a gente viva sob as regras feitas pra gente... mas por eles? Saibam: a tristeza passa, mas a mancha da experiência fica. Ela nunca some. Foi uma garota violentada por três dezenas de homens. Foram centenas as que choraram. Serão muitas as que jamais esquecerão.
Eles não vão conseguir. Não vão tirar dela, de mim e de todas nós a nossa liberdade, a nossa autonomia. Não vamos ficar paradas.
Nós somos nossas.


Um dia difícil para falar de shampoo

Não eram psicopatas. Não eram doentes. Eram 30 homens “de família”, homem “de verdade”, cabra macho… Homens como eu e vocês podemos conhecer, fomentados pela ira de uma suposta traição, pela sede de violência, pela misoginia. Qualquer humano não faria isso com outro humano. Mas faltou humanidade e também a empatia de enxergar a mulher como um igual. Isso sem contar a hipocrisia… Seriam dentre esses trinta animais, todos leais e fiéis também? Para eles não faz diferença. Mulheres e homens não vivem sob as mesmas leis.

Posts relacionados

0 comentário(s). Comenta menina(o)!